quarta-feira, 24 de setembro de 2008

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA UNIMONTES

MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA UNIMONTES

Nós, estudantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), reunidos em Assembléia no dia 23 de setembro de 2008, levando em consideração:

- As legitimas reivindicações dos docentes de nossa universidade, relativas à luta pelo reajuste de seus salários, que os levou a decretar, em Assembléia Geral, greve por tempo indeterminado;

- A necessidade de se rediscutir o papel da Unimontes, que esteja em consonância com os desafios de nosso tempo;

- A interrupção das aulas, o que vem prejudicando sobremaneira os acadêmicos da maioria dos cursos de nossa universidade.

DECIDIMOS:

- Declarar apoio à greve dos professores e servidores técnico-administrativos da Unimontes;

- Exigir do Governo do Estado que as negociações sejam reabertas para que as aulas sejam retomadas e os estudantes não sejam mais prejudicados;

- Propor a criação de um Fórum em Defesa da Unimontes, onde sejam discutidas reivindicações históricas da comunidade acadêmica, como:
1 – Assistência estudantil de verdade, com garantia de recursos orçamentários para a implantação do Restaurante Universitário (bandejão) e para a construção de moradias universitárias;
2 – Ampliação das bolsas de pesquisa e dos programas de extensão, contemplando todas as áreas do conhecimento;
3 – Paridade em todas as eleições realizadas na universidade e nos órgãos colegiados;
4 – Flexibilização curricular com garantia de qualidade de ensino;
5 – Ampliação das instalações físicas da universidade para atender ao crescimento da universidade.

Lutar por uma Unimontes melhor é nosso direito
Defender a universidade pública é nosso dever

Assembléia Geral dos Estudantes da Unimontes

Montes Claros, 23 de setembro de 2008

5 comentários:

Patty disse...

Que mentira, eu não apoio nada. Achoum ABSURDO vcs prejudicarem os alunos formandos com em pró do próprio benefício salarial. Muito de nós formandos já temos planos e compromissos (até fora da cidade) para Janeiro de 2009. É O CÚMULO vcs impedirem a nossa colação de grau dia 23 de Dezembro. Querem fazer greve? ÓTIMO, FAÇAM, mas deveriam ser OBRIGADOS a entregar notas até o final do semestre, para que assim os alunos não tomassem parte do "direito" de vcs.
Não se enganem achando que os formandos apoiam o que vcs estão fazendo. Tenham certeza que ganharam a antipatia de todos.

Fonseolli disse...

Patricia...
você compareceu na assembléia?
Eu imagino que não...
lá é seu espaço autêntico de reividicação.
Faça valer esse direito que é seu, com a mesma garra que você defende a sua "colação de grau".
E vá nas assembléia de professores também... o microfone é aberto.
Você não apoia e nem desapoia nada, de fato.
abraços

Unknown disse...

É triste ver que alguns colegas de universidade (e o pior, no último per. do curso) seja tão apolitazada assim. Devemos pensar que a nossa formação acadêmica não é somente receber o canudo lá no dia da colação de grau. Acredito que essas pessoas que tem esse tipo de pensamento são aquelas que ficam em casa assistindo televisão e só sabem reclamar sem atitudes, mas ao contrário disso vc deveria unir-se ao movimento e exigir do governador boas condições salarias aos nossos docentes e melhoras em toda a universidade, ai quem sabe ele fica mais forte e vc consegue o seu tao esperado canudo dia 23/12.

Allysson Steve Mota Lacerda disse...

No dia em que as greves da UNIMONTES forem realmente bem organizadas, divulgadas e feitas da maneira correta, as apoiarei integralmente. Não sou mais aluno, mas passei por duas greves durante a graduação.

O principal problema dessas greves é, a meu ver, a falta de atitude do corpo docente da instituição. Enquanto alguns se manifestam, a maioria fica em casa ou vai adiantar o serviço em algum dos seus outros empregos (o que não é raro acontecer).

Se é pra fazer greve, que seja da maneira correta, com participação em massa. Quando isso acontecer, tenho certeza que os acadêmicos apoiarão a greve e também se mobilizarão.

Com relação ao manifesto dos estudantes, gostaria de ver alguma manifestação oficial do DCE em seu site (www.dceunimontes.com.br) e não apenas uma postagem em um blog sobre uma reunião com 'não-sei-quantos' participantes. Essa assembléia foi realmente divulgada para a comunidade acadêmica ou ficou restrita a alguns?

Ramon Fonseca disse...

Caro Steve Lacerda, a Assembléia ocorreu após uma reunião entre os Centros Acadêmicos daqui da Unimontes (inclusive do curso no qual você é formado). Compreendemos que a participação dos acadêmicos não foi massiva em função das atividades letivas estarem paralisadas em quse todos os cursos, o que não tira a legitimidade dos que lá estavam discutindo os rumos da Unimontes. Penso que a participação é um via de mão dupla, assim como as entidades representativas devem possibilitar canais de participação, deve haver interesse dos representados em buscar as informações necessárias.
Sou acadêmico, meu curso está paralisado e eu participei da Asssembléia por buscar informações constantemente nas entidades representativas.
Um fraterno abraço