MANIFESTO DOS ESTUDANTES DA UNIMONTES
Nós, estudantes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), reunidos em Assembléia no dia 23 de setembro de 2008, levando em consideração:
- As legitimas reivindicações dos docentes de nossa universidade, relativas à luta pelo reajuste de seus salários, que os levou a decretar, em Assembléia Geral, greve por tempo indeterminado;
- A necessidade de se rediscutir o papel da Unimontes, que esteja em consonância com os desafios de nosso tempo;
- A interrupção das aulas, o que vem prejudicando sobremaneira os acadêmicos da maioria dos cursos de nossa universidade.
DECIDIMOS:
- Declarar apoio à greve dos professores e servidores técnico-administrativos da Unimontes;
- Exigir do Governo do Estado que as negociações sejam reabertas para que as aulas sejam retomadas e os estudantes não sejam mais prejudicados;
- Propor a criação de um Fórum em Defesa da Unimontes, onde sejam discutidas reivindicações históricas da comunidade acadêmica, como:
1 – Assistência estudantil de verdade, com garantia de recursos orçamentários para a implantação do Restaurante Universitário (bandejão) e para a construção de moradias universitárias;
2 – Ampliação das bolsas de pesquisa e dos programas de extensão, contemplando todas as áreas do conhecimento;
3 – Paridade em todas as eleições realizadas na universidade e nos órgãos colegiados;
4 – Flexibilização curricular com garantia de qualidade de ensino;
5 – Ampliação das instalações físicas da universidade para atender ao crescimento da universidade.
Lutar por uma Unimontes melhor é nosso direito
Defender a universidade pública é nosso dever
Assembléia Geral dos Estudantes da Unimontes
Montes Claros, 23 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Que mentira, eu não apoio nada. Achoum ABSURDO vcs prejudicarem os alunos formandos com em pró do próprio benefício salarial. Muito de nós formandos já temos planos e compromissos (até fora da cidade) para Janeiro de 2009. É O CÚMULO vcs impedirem a nossa colação de grau dia 23 de Dezembro. Querem fazer greve? ÓTIMO, FAÇAM, mas deveriam ser OBRIGADOS a entregar notas até o final do semestre, para que assim os alunos não tomassem parte do "direito" de vcs.
Não se enganem achando que os formandos apoiam o que vcs estão fazendo. Tenham certeza que ganharam a antipatia de todos.
Patricia...
você compareceu na assembléia?
Eu imagino que não...
lá é seu espaço autêntico de reividicação.
Faça valer esse direito que é seu, com a mesma garra que você defende a sua "colação de grau".
E vá nas assembléia de professores também... o microfone é aberto.
Você não apoia e nem desapoia nada, de fato.
abraços
É triste ver que alguns colegas de universidade (e o pior, no último per. do curso) seja tão apolitazada assim. Devemos pensar que a nossa formação acadêmica não é somente receber o canudo lá no dia da colação de grau. Acredito que essas pessoas que tem esse tipo de pensamento são aquelas que ficam em casa assistindo televisão e só sabem reclamar sem atitudes, mas ao contrário disso vc deveria unir-se ao movimento e exigir do governador boas condições salarias aos nossos docentes e melhoras em toda a universidade, ai quem sabe ele fica mais forte e vc consegue o seu tao esperado canudo dia 23/12.
No dia em que as greves da UNIMONTES forem realmente bem organizadas, divulgadas e feitas da maneira correta, as apoiarei integralmente. Não sou mais aluno, mas passei por duas greves durante a graduação.
O principal problema dessas greves é, a meu ver, a falta de atitude do corpo docente da instituição. Enquanto alguns se manifestam, a maioria fica em casa ou vai adiantar o serviço em algum dos seus outros empregos (o que não é raro acontecer).
Se é pra fazer greve, que seja da maneira correta, com participação em massa. Quando isso acontecer, tenho certeza que os acadêmicos apoiarão a greve e também se mobilizarão.
Com relação ao manifesto dos estudantes, gostaria de ver alguma manifestação oficial do DCE em seu site (www.dceunimontes.com.br) e não apenas uma postagem em um blog sobre uma reunião com 'não-sei-quantos' participantes. Essa assembléia foi realmente divulgada para a comunidade acadêmica ou ficou restrita a alguns?
Caro Steve Lacerda, a Assembléia ocorreu após uma reunião entre os Centros Acadêmicos daqui da Unimontes (inclusive do curso no qual você é formado). Compreendemos que a participação dos acadêmicos não foi massiva em função das atividades letivas estarem paralisadas em quse todos os cursos, o que não tira a legitimidade dos que lá estavam discutindo os rumos da Unimontes. Penso que a participação é um via de mão dupla, assim como as entidades representativas devem possibilitar canais de participação, deve haver interesse dos representados em buscar as informações necessárias.
Sou acadêmico, meu curso está paralisado e eu participei da Asssembléia por buscar informações constantemente nas entidades representativas.
Um fraterno abraço
Postar um comentário